Entusiasmo RH

O que é RH estratégico?

RH estratégico é um processo de criação de uma estrutura, organizada, planejada e coerente, que ajudará na contratação e gerenciamento de  funcionários contratados, para que os mesmos possam dar suporte nas conquistas e objetivos da empresa.

Para que serve o RH estratégico?

O RH estratégico privilegia diversos aspectos em relação ao processo de gestão de pessoas. Com ele, o trabalho em equipe, a mudança de comportamento e a harmonia entre os colaboradores, fortalece os valores e consequentemente, influencia positivamente nos resultados à longo prazo da empresa.

Objetivos da Gestão Estratégica de Recursos Humanos

O principal objetivo da gestão estratégica de recursos humanos é abordar questões relacionadas à cultura organizacional, estrutura, eficácia, correspondência de recursos e desempenho. Envolve o desenvolvimento das capacidades do processo, bem como a gestão eficaz do capital humano. As abordagens usadas na gestão estratégica de recursos humanos podem ser divididas em 5 categorias, principalmente:

  • Estratégia Baseada em Recursos: Aborda questões em que as capacidades estratégicas da empresa podem ser aumentadas.
  • Gestão de Alto Compromisso: Aumentando o compromisso mútuo entre os gestores e seus funcionários.
  • Gerenciamento de Alto Envolvimento: tratar os funcionários como seus parceiros no negócio.
  • Gestão de Alto Desempenho: Melhora o desempenho da empresa, focando na melhoria da produtividade, crescimento e taxa de lucratividade de seu pessoal.
  • Atingindo o Ajuste Estratégico: A integração do capital humano e dos recursos é necessária para a operação harmoniosa e lucrativa dos negócios.

Veja também

3 dicas para que você possa criar um RH estratégico na sua empresa!

Aqui estão 3 dicas de como os profissionais de RH podem ganhar respeito nas atividades estratégicas de suas empresas:

1. Obtenha treinamento formal em competências de negócios

Antes de começar à contribuir para uma estratégia de RH, você precisa entender como funcionam os negócios estratégicos. Quando você tem treinamento em áreas como análise de dados, visão de negócios e liderança, pode dar sugestões úteis e bem pensadas. 76 por cento dos líderes de negócios dependem da colaboração para desenvolver as estratégias de seus negócios, e é aí que você pode intervir e mostrar o que sabe.

2. Conheça a estratégia de negócios da sua empresa

Os executivos precisam de membros da equipe que entendam as métricas do negócio, o modelo financeiro e os riscos organizacionais . Dependendo de quanto tempo você está na empresa, provavelmente entende muitas dessas coisas, mais do que imagina. Para se aprofundar ainda mais, dedique algum tempo experimentando o trabalho “na linha de frente”, faça perguntas sobre sua história e realmente aprenda sobre os produtos. Um estudo recente (que durou 15 anos impressionantes) revelou que os profissionais de RH que entendem de negócios são excepcionalmente capazes de “vincular a estratégia de negócios à gestão de talentos”.

3. Desenvolva métricas e análises

Aprenda métricas de negócios, como lucro, margem, ROI e TSR, e você será um grande trunfo para líderes de negócios estratégicos. Mas, ao desenvolver suas próprias métricas de rotatividade, atitudes dos funcionários e distribuições de desempenho, e integrá-los às métricas de negócios e RH estratégico, você terá uma compreensão inestimável de seu pessoal, bem como o interesse dos líderes que são dirigindo o negócio. Como 78% dos líderes de negócios estão usando dados para tomar decisões de estratégia de negócios, você se colocará em uma ótima posição.

Ficou com dúvidas? Temos uma equipe especializada em Rh estratégico que poderá lhe auxiliar no processo de implementação da sua empresa, clique e fale com um especialista?

Referências
Cipod
Bamboohr
Hrmexam