Diversidade nas empresas é um assunto que vem crescendo a cada dia, e também, sendo muito discutido nas empresas. É importante salientarmos que uma empresa que atua de forma direta em relação a diversidade e inclusão, poderá atrair talentos diferenciados para suas equipes, e assim, gerar resultados.
O que é diversidade no local de trabalho?
Uma empresa que emprega uma cultura diversificada é aquela que contrata funcionários e promove harmonia e o respeito entre seus funcionários, independente da sua origem. Quando empresas contratam e promovem a cultura da diversidade, acabam tendo inúmeros benefícios, tanto para a empresa quanto para os funcionários.
Qual a importância da diversidade nas empresas?
A diversidade nas empresas gera um ambiente saudável, motivado e produtivo. Além disso, existem outros benefícios que a diversidade e inclusão promovem, dentre alguns dele estão:
- Promove um melhor engajamento dos funcionários;
- Reduz a rotatividade de funcionários;
- Reflete positivamente na reputação da empresa;
- Promove a liberdade de expressão e incentiva a criatividade;
- Permite que seus funcionários coloquem suas habilidades em prática, gerando melhores resultados;
- Promove a reflexão e redução do preconceito e racismo.
Quais são os principais tipos de diversidade nas empresas?
- Etnias;
- Gêneros;
- Cultura;
- Raça;
- Religião;
- Idade;
- Vivências;
- Necessidades especiais;
- Entre outras…
Como promover a diversidade e inclusão nas empresas?
Já vimos que a diversidade e inclusão são benéficas para as empresas e funcionários. Como uma empresa pode semear esta mudança de comportamento, atitude e sentimento dentre suas equipes?
Vamos citar 3 práticas recomendadas para o processo de diversidade e inclusão
1 – Promova um ambiente que contemple à todos.
Para que cada funcionário possa dar o seu melhor dentro de uma empresa e consequentemente, dentro da sua equipe, ele precisa se sentir bem, ser respeitado por todos e saber que pode expor suas opiniões. Esta conexão irá promover um equilíbrio psicológico e consequentemente, gerar mais criatividade e engajamento.
2. O processo de inclusão deve ser contínuo.
O processo de inclusão não pode ficar associado apenas as cotas, e também, à palestras sobre inclusão.
A diversidade e inclusão devem estar presentes no dia a dia das equipes, através de novos hábitos, conversas contínuas, respeito às divergências de comportamento e forma de se expressar.
Muitas vezes, a responsabilidade da inclusão fica por conta da equipe de RH, mas para que dê certo, precisa fazer parte do dia a dia dos líderes de equipe que precisam entender o valor intelectual quanto emocionalmente desta responsabilidade pela diversidade.
3 – Invista nos seus funcionários.
Promover uma cultura diversificada, onde cada funcionário pode contribuir com seu potencial, ter autonomia e liberdade para estudar e encontrar pontos fortes e fracos do processo atual da empresa, e opinar como os problemas poderão ser solucionados, fará com que o mesmo se sinta valorizado. É importante saber que as mudanças nem sempre são fáceis, pelo contrário, o caminho pode ser árduo… Mas, o importante é saber que a implantação da cultura da diversidade e inclusão, é um caminho que trará benefícios globais, e que não será apenas para a empresa e funcionários, mas para toda a sociedade, pois esses valores também serão passados para famílias, amigos e parentes.