Entusiasmo RH

Entrevista on-line: Entenda o que é, e prepare-se!

Entrevista on-line: A entrevista de emprego on-line é um método que as empresas vêm utilizando há algum tempo no processo de contratação para um novo funcionário. Utilizando da tecnologia disponível, as empresas conseguem alguns benefícios na entrevista on-line, como a redução de custos de transporte, aceleração do processo de entrevista e a facilidade de se entrevistar candidatos de outras cidades e estados.

Com a pandemia de coronavírus, o distanciamento social e consequentemente, a segurança dos empregadores e candidatos, o processo de entrevista on-line vem se popularizando entre a maioria das empresas.

Quais os tipos de entrevista on-line?

A entrevista on-line poderá variar de acordo com a metodologia de cada empregador. As mais comuns são a chamada de vídeo e a de vídeo gravado.

Chamada de vídeo

A entrevista on-line por chamada de vídeo, é sem dúvida a mais realizada na atualidade. Para que a chamada de vídeo ocorra, o entrevistador deverá seguir alguns passos como:

1 – O entrevistador irá entrar em contato com o candidato para saber se ele tem o equipamento necessário;

2 – O entrevistador irá falar qual tecnologia será utilizada para a entrevista, como: Skype, Zoom ou Google Meet;

3 – O entrevistador irá agendar o melhor dia e horário para a entrevista.

Durante a entrevista on-line, o entrevistador irá conversar com o candidato como se estivessem numa entrevista presencial, e caso você não tenha experiência com webcams, é de extrema importância que se prepare com antecedência.

Vídeo gravado

Na entrevista em vídeo gravado, o candidato receberá antecipadamente, as perguntas do entrevistador. Após o recebimento das perguntas, o candidato deverá se preparar e posteriormente, gravar um vídeo com as respostas.

Para a gravação, o candidato deverá configurar uma câmera ou celular para se filmar respondendo todas as perguntas enviadas. Logo após a conclusão da filmagem, o candidato deverá enviar o vídeo ao entrevistador.

Quais os benefícios da entrevista on-line para os candidatos?

A entrevista on-line também pode ser benéfica aos candidatos. A redução do tempo de viagem, redução do stress e a pré-preparação para a entrevista, são os principais benefícios aos candidatos.

Como se preparar para uma entrevista On-line?

Preparação, este é o principal fundamento para uma entrevista de sucesso. Abaixo, citaremos alguns passos para que você possa se preparar com antecedência, e aumentar as chances de sucesso durante a entrevista.

1 – Teste o equipamento com antecedência

Equipamentos eletrônicos facilitam demasiadamente a nossa vida, mas se não forem utilizados com cuidado poderão ser um transporto, principalmente, durante a entrevista. Antes do horário, confira se todos os equipamentos estão conectados e em funcionamento e se a internet está funcionando. Se possível, agende uma chamada de vídeo com algum parente ou amigo para os testes finais, desta forma, você terá mais segurança durante entrevista.

2 – Escolha um local adequado

A escolha de um local adequado para a entrevista é muito importante, pois, irá reduzir possíveis imprevistos. Se possível, escolha um local silencioso onde você poderá se concentrar sem maiores distrações. Também não podemos esquecer que o local deverá ser muito bem iluminado para que você não tenha problemas durante a transmissão e atrapalhe a sua concentração.

3 – Cuidado com os animais domésticos

Não deixe que animais domésticos circulem pelo local da entrevista, pois além de evitar barulhos indevidos, também irão tirar a sua concentração.

Quando proporcionamos um local adequado para a entrevista, demonstramos seriedade e profissionalismo, e consequentemente, que levamos o trabalho a sério!

3 dicas para você ter sucesso na entrevista on-line

Para finalizar, vamos deixar 3 dicas importantes para que você tenha sucesso na sua entrevista de emprego, mas, é importante salientar que o conjunto de ações é que fará a grande diferença!

1 – Vista-se profissionalmente

Uma das dúvidas mais comuns é que roupa usar em uma entrevista on-line?
Como diz o ditado popular, a primeira impressão é a que fica! Desta forma, não podemos perder uma boa chance de impressionar, não é mesmo?
Utilize roupas agradáveis e que estejam adequadas ao trabalho para o qual você está sendo entrevistado.

E não esqueça de:

  • Fazer/ aparar a barba;
  • Pentear os cabelos;
  • Usar maquiagem adequada;

Estas são algumas dicas que compõe sua postura/ apresentação e fazem muita diferença durante a entrevista.

2 – Cuidado com o olhar

O contato visual é muito importante, mesmo que seja on-line. Quando olhamos para a pessoa na tela, na verdade estamos olhando para baixo. As câmeras geralmente ficam acima da tela, sendo assim, ao olharmos diretamente para a câmera, teremos uma melhor postura e engajamento durante a entrevista.

3 – Ouça com muita atenção

Algumas situações indesejáveis poderão ocorrer durante uma entrevista on-line, sendo uma das mais comuns, a falha da transmissão.
Prestar muita atenção ao entrevistador, poderá lhe livrar de situações embaraçosas. Evite ficar anotando palavras ou frases, pois neste momento, você poderá perder atenção e não escutar algo importante.

Caso isso aconteça e você perca alguma coisa, não hesite em perguntar novamente!

Lembre-se sempre, o resultado positivo de uma entrevista de emprego presencial ou on-line, está associado diretamente ao tempo em que nos dedicamos para uma boa preparação. Atualmente, grandes empresas estão oferecendo diversos cursos de qualificação profissional on-line e gratuitos, sendo assim, que tal aprimorar os seus conhecimentos?

Referências:
Indeed
Online.jwu.edu
The balance careers